alquimisticos

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O Que é o Tarot Cigano

A nossa Taróloga Kali escreve sobre o Tarot Cigano

O QUE É TAROT CIGANO:

O Tarot Cigano é um oráculo que nos leva a desenvolver bastante a nossa intuição, na medida em que é constituído por figuras simples e objetivas que despertam lembranças e, consequentemente, permitem que as associações sejam feitas sem muito esforço.
É um oráculo que apenas estudá-lo e decorar o seu significado não é o suficiente. Ao invés, se procurarmos olhar para as figuras representadas em cada carta, com o recurso à nossa intuição ficamos aptos a constatar um sentimento de familiaridade, como se cada situação retratada já houvesse sido alguma vez vivenciada ou presenciada por nós.
Assim, devemos olhar para o Tarot Cigano como retratos do quotidiano, vividos por cada um que pretende interpretar o significado das suas cartas.
O Tarot Cigano, é um dos costumes ciganos mais conhecidos, na medida em que muitas pessoas recorrem a este povo para saber o futuro pelas cartas.
De acordo com a tradição, o Tarot Cigano só poderá ser lido por mulheres, pois trazem no seu interior a energia da lua (o oculto), tendo a luz da vidência, o dom do sentir, pressentir e, de ao mesmo tempo, interpretar.
Para a leitura das cartas, as ciganas utilizam um baralho comum, destes usados para jogos de azar, retirando o curinga (joker) e as cartas que vão do dois ao cinco, restando 36 cartas que são utilizadas para a leitura.
O Povo Cigano associou a estas cartas algumas figuras do seu simbolismo esotérico, cujo significado veremos mais adiante quando nos dedicarmos à explicação da simbologia e mensagem de cada uma das cartas.
 As correspondências entre as cartas comuns e as figuras, para o povo cigano, é feita de uma forma quase natural.
 Porém, como é difícil fazer essa associação com recurso a um baralho de cartas normal, já existe versões do Tarot Cigano, com as figuras impressas, o que vai facilitar a aprendizagem e a sua interpretação de todos aqueles que queiram trabalhar com este tipo de Tarot.

Kali
Equipe Alquimísticos

www.alquimisticos.com


Sem comentários:

Enviar um comentário