Nesta época de Páscoa, é comum ouvir-se a frequentemente a palavra Quaresma, mas poucos, mesmo católicos, sabem definir ou explicar o que se trata.
Mas então o que é o período da Quaresma?
A palavra Quaresma vem de 40, o número de dias entre a Quarta-feira de Cinzas, que sucede logo ao Carnaval e termina no Domingo de Ramos, o último Domingo antes da Páscoa e que inicia a Semana Santa, a semana da Páscoa. De notar que o número 40 tem uma simbologia forte na Bíblia, temos como exemplo os 40 dias do dilúvio ao qual Noé a sua famíla e os animais da Terra sobreviveram, 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto, 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar o Seu ministério, entre outros...
A Quaresma é comemorada como um período de reflexão e de meditação, de conscialização interior. É por isso também considerada um período de abstinência em relação a algumas coisas consideradas terrenas. Nomeadamente é feito jejum durante este tempo, jejum esse que pode ser feito de várias formas, não signficando necessariamente um jejum radical.
Existem varias formas de praticar este jejum, uma delas é a abstinência de carne consistindo apenas de peixe e outros alimentos que não a carne durante todo o período da Quaresma até ao Sábado Aleluia (que precede o Domingo de Páscoa). Outra é não comer carne durante todas as sextas-feiras quaresmais até ao Domingo de Páscoa, sendo especialmente importante abster-se na Quarta-feira de Cinzas (que sucede logo a Terça-feira de Carnaval) e a Sexta-Feira Santa, sendo estes dias os mais importantes do calendário católico em relação ao jejum quaresmal.
Outras formas incluem fazer, por exemplo, apenas o pequeno-almoço e mais outra refeição (ou o almoço ou o jantar, não as duas) podendo a refeição que não será feita ser substituída por um lanche mais simples. Também optar pela simplicidade das refeições, não optando por refeições luxuosas, sem produtos caros e sem bebidas alcoólicas está incluída no jejum quaresmal.
Actualmente sendo uma forma mais geral e mais "suave", a forma mais conhecida é não comer carne na Sexta-Feira Santa e Sábado Aleluia, ou até por toda a Semana Santa, recomeçando a comê-la no Domingo de Páscoa.
Mas o mais importante, é fazer da Quaresma um período de aperfeiçoamento espíritual. Sentir e praticar a gratidão de forma diária, tentar sempre ser melhor com todos os que nos rodeiam, a começar pelos nossos familiares e também com outras pessoas que se cruzam nas nossas vidas diáriamente.
É sempre importante relembrar: de nada adianta seguir rituais e rezar orações se tudo for feito apenas "porque é tradição" e porque "fica bem"!
O importante é fazer as coisas com vontade e de coração!
Apenas e só com verdade!
Tenham uma boa semana!
Equipe Alquimisticos
www.alquimisticos.com
Sem comentários:
Enviar um comentário