alquimisticos

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Naipe de Espadas


Para compreendermos o Naipe de Espadas do Tarô Mitológico devemos conhecer profundamente o significado das palavras: insatisfação, conflito e mudança.
A nossa harmonia com o naipe de espadas só pode ocorrer através do pensamento independente, isto é, devemos raciocinar nossos problemas de uma forma lógica, coerente sem crítica ou julgamento.
A maldição da Casa de Atreu: Quando nascemos, temos uma importante missão: aprender a lidar com os acontecimentos difíceis da vida: casamentos e separações, familiares e parentes difíceis, nascimento e morte de entes queridos, ilusões e desilusões, etc.
As bases destes aprendizados começam com os nossos pais e vamos completando os ensinamentos com tudo o que aprendemos através das nossas experiências pessoais com pessoas, situações e coisas que nos envolvem.
Nossos pais também aprenderam com os nossos avós, e estes com os nossos bisavós. Então, a forma como se aprende as lições da vida pode formar um padrão emocional familiar que passa de pai para filho.
Um exemplo de maldição: os antepassados tinham o padrão de fugir dos problemas reprimindo a raiva, por outro lado, seus membros estavam sempre envolvidos com ferimentos e pequenos acidentes. Analogamente, o mesmo ramo familiar atual apresenta o mesmo histórico de saúde.


Toda situação tem dois pólos: o pólo presente e o pólo escondido. Se a minha religião atual, meu emprego, minha situação financeira, minha saúde e o meu relacionamento vão bem, então, o meu conceito de vida e minha forma de logicar estão corretos. Isto pode estar sendo retratado nos arcanos através do céu azul e poucas nuvens, pois as nuvens e fundo claro ou escuro retratam o nosso mental. Este pólo pode estar sendo representado pelo Pai no Dois de Espadas.
Porém, toda situação boa também está reprimindo, ao mesmo tempo, o seu pólo oposto, De forma oculta, secreta podem estar presentes sentimentos do tipo: a filosofia espiritual não é coerente, o emprego está ruim, as finanças vão complicadas, a presença de sintomas físicos de pequena monta e um relacionamento afetivo instável, sentimentos estes que ainda não se manifestaram na vida presente. A mente começa a escurecer, retratada no naipe de espadas com as nuvens ameaçadoras e céu sombrio. Este pólo pode estar sendo representado pela Mãe.


O pólo reprimido começa, então, a se manifestar utilizando-se da insatisfação. A insatisfação leva ao conflito. Os sinais não estão sendo percebidos e a nossa atitude pode ser a de Orestes, fechando olhos e ouvidos. O conflito surge quando percebemos que as coisas não estão saindo do jeito que queremos. A situação atual entra em rota de colisão com a mudança.inevitável e irremediável. A mudança vai gerar dois resultados, um positivo e um negativo, e não será a que foi desejada.

A raiz do conflito não é a situação em que ele se manifesta, e, sim, o sentimento gerado, pode ser o sentimento de culpa. Este sentimento deve ser erradicado através de uma elaboração mental, lógica, coerente, imparcial e independente. Esta forma de pensar cria um novo conceito de vida formando novos padrões que serão passados às gerações futuras, sem a geração de doenças incuráveis, mortes e karmas.

Silvio
Equipe Alquimísticos

www.alquimisticos.com

Sem comentários:

Enviar um comentário